Militares venezuelanos formalizam pedido de refúgio na Colômbia

26/04/2017 - 21:47 |

 

REDAÇÃO

 

A chancelaria da Colômbia confirmou nesta quarta-feira (26) que recebeu a solicitação de refúgio de três militares venezuelanos acusados, pelo governo do presidente Nicolás Maduro, de serem desertores. Segundo disse à Agência EFE uma fonte oficial colombiana, é impossível dizer, por enquanto, se a solicitação dos três será aceita ou não, até que se conclua a análise dos casos.

“Neste momento o status deles é de solicitantes da condição de refugiados e, enquanto estiverem com esse status e não terminar o processo de análise de seu caso, não se pode afirmar que ficarão definitivamente [na Colômbia] ou que serão devolvidos”, declarou a fonte.

No sábado passado, a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, solicitou à Colômbia a entrega dos três militares, aos quais acusa de convocar um golpe de Estado e de deserdar da Força Armada Nacional Bolivariana. Eles teriam fugido para a Colômbia no final de março.

O governo colombiano não revelou a identidade dos militares, que pediram refúgio junto com suas famílias, já que nestes casos rege o princípio da confidencialidade e, por essa mesma razão, a petição não foi tornada pública.

 

Fonte: Agência EFE