Uso da bike cresce 50% em SSA

24/08/2016 - 9:57 |

 

REDAÇÃO

Salvador vem sentindo o crescimento exponencial do número de ciclistas no dia a dia da cidade e uma recente pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) comprova esse sentimento. De acordo com dados coletados pela pesquisa, que analisou o Sistema de Compartilhamento de Bicicletas em Salvador, este ano houve um acréscimo de 50% na utilização das bikes compartilhadas em comparação ao mesmo período em 2015.

O Cebrap apontou a requalificação das orlas, assim como a criação de ciclovias e calçadões como os principais agentes motivadores da ampliação do número de viagens.  Além da ampliação da infraestrutura, ações de incentivo ao uso da bicicleta são vistas como essenciais no aumento de usuários, assim como a melhoria da relação entre motoristas e ciclista no trânsito.

As famosas “laranjinhas” e “azuzinhas” – como são chamadas as bicicletas dos sistemas compartilhados atuantes na cidade – são utilizadas por mais de 160 mil pessoas, fazendo com que uma média de 237 toneladas de CO² tenha deixado de ser lançado no meio ambiente desde o início de suas utilizações, de acordo com a pesquisa realizada pelo Cebrap.

A pesquisa revelou também que atualmente o sistema já realizou mais de 660 mil viagens em seus três anos. E cerca de 46% das viagens realizadas são de mais de 2 km. Em 2015, viagens superiores a essa distância era de apenas 29%.

Atualmente, Salvador possui 40 estações de compartilhamento e 400 bicicletas dentro deste sistema e mais 40 utilizadas apenas nos finais de semana. Isso além das 60 bicicletas do Sistema Bike Turista, instalados em 12 hotéis da cidade, englobando toda orla atlântica e mais o Centro Histórico.

TAGS: