UPA do bairro de Valéria, em Salvador, será inaugurada na tarde desta sexta-feira (28)

28/03/2014 - 10:33 |

 

REDAÇÃO

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Valéria, em Salvador, será inaugurada às 15h desta sexta-feira (28), com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário de Saúde, José Rodrigues Alves. A unidade fica localizada na Rua do Lavrador, próxima ao Colégio Estadual Noêmia, na região Central do bairro.

Instalada em uma área de 1.500 m², a unidade contará com 19 leitos de observação e quatro de estabilização, atendimento clínico, pediátrico, cirúrgico e de traumato-ortopedia, apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia, laboratório de patologia clínica e ultrassonografia, procedimentos e odontologia 24 horas, eletrocardiograma e serviço de atenção domiciliar para pacientes que recebem alta, mas continuam necessitando de cuidados.

A UPA contará também com uma base do Samu, permitindo uma resposta mais rápida aos chamados provenientes dos bairros vizinhos como São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Marechal Rondon, Lobato, Bom Juá, Alto do Cabrito, Boa Vista do Lobato, Retiro e Campinas de Pirajá.

O equipamento terá capacidade para atender 500 pessoas diariamente, três vezes mais em comparação ao número de atendimentos realizados atualmente no pronto-atendimento Dr. Cézar Vaz de Carvalho, também no bairro, que não possui estrutura adequada para acolher os pacientes, nem que possibilite sua ampliação.

A equipe da nova UPA de Valéria será composta diariamente por seis médicos, sete enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, um assistente social, um nutricionista e um farmacêutico, de acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde.

TAGS: