TSE começa a divulgar parciais da votação para presidente no 2º turno a partir das 20h

15/10/2014 - 11:37 |

 

REDAÇÃO

Os resultados parciais da votação para presidente da República, no próximo dia 26 de outubro, começarão a ser divulgados às 20h, no horário de Brasília, informou nesta quarta-feira (15), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com o início do horário de verão à meia-noite do próximo sábado (18), a diferença entre Brasília, Acre e parte do Amazonas, que não adotam a medida, passará de duas para três horas. Assim, o TSE vai aguardar o encerramento da votação nos dois estados, para iniciar a divulgação dos resultados.

Para o cargo de governador, no entanto, o início das apurações está previsto para as 17h de cada estado. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que adotam o horário de verão, os votos começam a ser apurados às 17h (horário de Brasília).

A expectativa é que, às 20h, quando começar a divulgação, o Brasil já tenha apurado grande parte dos votos para presidente da República.

À meia-noite de sábado, os relógios têm de ser adiantados em uma hora nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário vai até 22 de fevereiro de 2015.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a mudança deve ser feita sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Mas, no ano em que há coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão passa para o domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.

TAGS: