Lavagem da Biblioteca Pública do Estado celebra Dia Nacional da Cultura

4/11/2015 - 11:32 |

 

REDAÇÃO

 

Com o lema “Ler é uma viagem, embarque nessa!”, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia realizará, a partir das 15h desta quinta-feira (5), a 8ª Lavagem das suas escadarias. O evento celebra os 45 anos da atual sede da instituição, nos Barris, em Salvador, e o Dia Nacional da Cultura.

Nesta edição, a Lavagem da Biblioteca terá a participação do Ilê Aiyê, primeiro e maior bloco afro do Brasil, que celebra 42 anos em 2015.

Mesclando elementos da baianidade e da cultura popular para enfatizar a importância do livro e incentivar o hábito da leitura, a Lavagem também é conhecida como primeira e única “lavagem profano-literária” do calendário baiano.

“É a primeira lavagem que reúne o lado religioso-profano do candomblé através da tradição de lavagem de escadarias, que vem dessa religião, com o lado literário, por promover a Biblioteca como um centro de cultura”, explica a diretora da unidade, Ivana Lins.

Com uma programação diversificada, a lavagem vai reunir poetas, escritores, artistas de diversos segmentos e o público geral no bairro dos Barris, onde religiosas do Ilê Axé Jitolú realizarão o já tradicional ritual de lavagem das escadarias do prédio com vassouras, flores e água de cheiro, seguido de apresentações culturais no espaço do Quadrilátero da Biblioteca.

As Garotas de Liverpool, banda cover dos Beatles, os cantores Rogério Gomes, Marcos Weber, e a cantora Savannah Lima também participam do evento, que será encerrado com a apresentação da Banda Aiyê (do bloco Ilê Aiyê).