Aulas na rede municipal de ensino de Salvador serão abertas com festa na segunda

5/02/2017 - 16:31 |

 

REDAÇÃO

O ano letivo na rede municipal de ensino de Salvador terá início às 9h30 desta segunda-feira (6), com aula inaugural na Escola Municipal de Fazenda Coutos, localizada na Alameda Almirante Marques de Leão, 465 (fim de linha do bairro). A capital baiana conta atualmente com 442 escolas e 140 mil estudantes matriculados.

A Escola Municipal de Fazenda Coutos possui 1.384 alunos matriculados no ensino fundamental (I e II) e atende ainda as comunidades de Valéria, Vista Alegre e Paripe. Inaugurada em 1986, a unidade foi totalmente recuperada e entregue à população no ano passado com uma estrutura que não deixa a desejar a nenhuma escola particular.

Jornada Pedagógica – A Secretaria Municipal da Educação (Smed) promoveu durante a semana a Jornada Pedagógica, evento que reuniu um conjunto de atividades visando elaborar o planejamento acadêmico a ser adotado durante o ano, estabelecer metas e desafios para o período. A iniciativa acontece a partir de um trabalho integrado entre a Smed, as dez gerências regionais de educação, diretores, professores, estudantes e a comunidade. Para 2017, o tema escolhido foi “Projeto político-pedagógico: tecendo fios de um currículo colaborativo”.

“Cada unidade escolar deve estar ciente dos desafios planejados para este ano, considerando as normas pré-definidas no Plano Municipal de Educação – implantado em 2016 pela Prefeitura -, que trata, principalmente, da valorização dos estudantes e orienta creches e pré-escolas a criarem estratégias concernentes com cada realidade. Dessa forma, será possível seguir com a redução de problemas como a distorção idade-série e a evasão escolar”, explicou a secretária municipal de Educação, Paloma Modesto.

A distorção idade-série se dá quando o aluno ultrapassa a faixa etária ideal para determinada fase escolar. Nos últimos dois anos, a Prefeitura reduziu de 39% para 33% esse tipo de ocorrência. No caso da evasão, houve queda de 12% para 6% no mesmo período, graças ao trabalho dos agentes da educação, estudantes de pedagogia que realizam um trabalho em conjunto com as escolas. Cada unidade escolar possui um agente da educação designado pela Smed para acompanhamento da vida escolar dos estudantes.