Prefeitura apresenta balanço parcial das ações realizadas na Festa de Iemanjá

2/02/2017 - 19:35 |

 

REDAÇÃO

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (2), o bairro do Rio Vermelho foi tomado pela cor branca dos adeptos de Iemanjá, considerada a Rainha do Mar pelas religiões de matriz africana. E o clima de devoção e tranquilidade marcam o dia da festa em louvor à orixá, de acordo com a Prefeitura. Até o momento, os diversos órgãos que fazem parte da operação especial da festa não registraram ocorrências graves.

O Módulo de Assistência à Saúde, montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) exclusivamente para os festejos no Rio Vermelho, registra movimento tranquilo desde as primeiras horas da festa. Até às 14h desta quinta-feira, o posto contabilizou 16 admissões, todas sem gravidade. O módulo localizado na Rua Vieira Lopes garantirá a assistência aos devotos até às 22h.

A Guarda Municipal também informa que a festa transcorre sem ocorrências graves. O grupamento disponibilizou efetivo para apoiar a realização de ações de outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Superintendência de Trânsito (Transalvador).

Os agentes também prestam patrulhamento preventivo nas áreas do festejo. Uma novidade este ano foi a implantação de três postos elevados, que ampliam a área de observação dos agentes. Os equipamentos já foram utilizados pela equipe na última edição do Réveillon Salvador e a iniciativa foi considerada bastante positiva.

Ordenamento de ambulantes – Com uma equipe composta por 77 agentes, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza uma operação especial de fiscalização. A ação teve início na noite de quarta-feira (1º) e permanece durante todo o dia.

Até o início desta tarde, foram contabilizados 21.698 itens apreendidos. Do total, foram 19,8 mil bebidas em lata, 1.200 unidades de água mineral, 31 garrafas de vidro, 10 litros de bebida artesanal (alucinógena), entre outros produtos irregulares. Todo material recolhido foi encaminhado para o Setor de Guarda e Bens (Segub), localizado na Avenida San Martin (sede da Guarda Civil Municipal). Para retirada é necessário apresentar o lacre, entregue no ato da apreensão, e pagar multa que varia de acordo com cada produto.

Fiscalização de publicidade irregular – A Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizou ação fiscalizatória e apreensões na madrugada desta quinta-feira, antes do início da festa. Foram apreendidos 1.590 pacotes de cerveja, 180 pacotes de energético, 100 pacotes de água e 25 caixas térmicas. Também foram retirados de circulação 24 cadeiras e seis mesas utilizadas irregularmente em espaço público. O órgão realizou ainda uma notificação, dois autos de infração, retirada de quatro faixas e toldos presos em postes, prestou cinco orientações a cidadãos e efetivou uma interdição.

Mobilidade – Quem foi curtir o 2 de fevereiro no Rio Vermelho não encontrou problemas para transitar ou ter acesso à região. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), os ônibus realizaram percurso normalmente. Até o meio-dia, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou 44 veículos removidos por estacionamento irregular. Cerca de 144 agentes atuam durante todo o dia para ordenamento do tráfego para a festa.

Abordagem social - Instalado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), na Escola Municipal Hercília Moreira, o Espaço de Convivência para crianças e adolescentes tinha acolhido, até às 12h, 40 crianças e adolescentes com faixa etária entre 2 e 14 anos.

Deste total, 33 crianças foram identificadas pela equipe de abordagem social na companhia de pais ou responsáveis que trabalham como ambulantes durante a festa. Os sete jovens restantes foram encaminhados por conselheiros tutelares, que atuaram em plantão integrado no posto localizado na Escola Municipal Nossa Senhora de Santana.

Lazer – Além da tradicional festa para a Rainha do Mar, o bairro do Rio Vermelho também recebeu uma edição especial do projeto Ruas de Lazer, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel). Os moradores da região contaram com elementos como cama elástica, jogos de tabuleiro e esportivos, como futebol, vôlei e basquete, aulas de tai chi chuan e outras atividades. A ação ocorreu na Escola Municipal Hermínia Moreira.