Neojiba ganha nova sede

29/12/2014 - 13:17 |

 

REDAÇÃO

 

Foto: Manu Dias / GOVBA

Grupos de câmara e jovens instrumentos se apresentaram durante a cerimônia que marcou a cessão das instalações do Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador, para abrigar o Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), nesta segunda-feira (29). O espaço foi cedido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado, que mantém o Neojiba.

“É muito importante unir cultura e música clássica através desse programa criado há quase oito anos, dando oportunidade para muitos jovens, que agora terão um verdadeiro santuário cultural com a nova sede”, disse o governador Jaques Wagner, durante a solenidade.

O termo de cessão de uso prevê a utilização gratuita do espaço durante 20 anos, permitindo a instalação da sede do programa. A área total é de 10.963 metros quadrados, e área útil de 1.644,51 metros quadrados. Junto às atividades do Neojiba, estão garantidas a continuidade e a ampliação das ações culturais da Embasa, envolvendo as famílias dos funcionários e o público em geral.

Segundo o maestro Ricardo Castro, a primeira sede do programa, que tem visibilidade internacional, passará por obras de requalificação antes do início das atividades do Neojiba, previsto para 2016. “O parque oferece identidade, a segurança e o silêncio necessário para que as crianças e jovens se sintam em um espaço especial para realizar o trabalho”, afirmou.

Parque do Queimado – Primeiro parque de abastecimento de água do Brasil, o espaço foi inaugurado em 1839 e recebeu visita do imperador D. Pedro II e da imperatriz D. Teresa Cristina, 20 anos depois.

Atualmente, o Parque do Queimado é um centro cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), junto com a fonte que leva o mesmo nome.

Além do reservatório elevado, no local, funciona o Museu Arqueológico da Embasa, inaugurado em 2006. O parque passará por reformas para construção da sede do Neojiba e a previsão é que o espaço esteja pronto para ser utilizado em 2016.