Municípios baianos ganham estações para monitoramento meteorológico

26/08/2014 - 13:31 |

 

REDAÇÃO

Oito municípios da Bahia vão ganhar estações para monitoramento meteorológico. A medida é fruto de parceria entre a secretaria estadual da Agricultura (Seagri) e o Instituto do Meio Ambiente/Instituto Nacional de Meteorologia (Inema/Inmet), que por meio de cooperação técnica, instalarão as unidades em Jeremoabo, Pilão Arcado, Xique-Xique, Brotas de Macaúbas, Macaúbas, Curaçá, Itamaraju e Formosa do Rio Preto.

Cada estação tem o custo médio de US$ 50 mil. Para o grande público, o resultado mais conhecido da meteorologia é a previsão do tempo, divulgada diariamente pela mídia, mas esta área do conhecimento gera informações indispensáveis para o setor agrícola.

“As estações meteorológicas são fundamentais para o planejamento agrícola, aumentando as chances de sucesso e evitando perdas por adversidades climáticas”, disse o secretário de Agricultura, Jairo Carneiro.

De acordo com Carneiro, articulações estão sendo feitas pela Seagri, Casa Civil e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, do Ministério de Ciência e Tecnologia, para instalação de 237 estações meteorológicas em todos os municípios do semiárido baiano.

TAGS: