Morre o cantor Lucio Dalla

1/03/2012 - 11:58 |

 

REDAÇÃO

Foto: Divulgação

Vítima de infarto, Lucio Dalla, um dos mais importantes cantores italianos, autor de sucessos internacionais como Caruso, morreu nesta quinta-feira (1ª), às vésperas de completar 69 anos – ele nasceu em 4 de março de 1943 –, em Montreux, na Suíça, onde se encontrava para uma série de shows.

De acordo com a equipe do cantor, ele não apresentava problemas de saúde. “Ele acordou pela manhã, tomou café da manhã e fez alguns telefonemas. Até que se sentiu mal”, contou um assistente ao jornal Corriere della Sera.

Lucio, que era também pianista e clarinetista, lançou sua primeira canção em 1964 e, em 1971, participou do Festival da Canção de San Remo com Gesù bambino seu primeiro grande sucesso. A canção ficou conhecida no Brasil como Minha história, título da versão gravada por Chico Buarque. A música contava a história de uma mãe solteira e, na Itália, foi obrigada a mudar o título – passou a chamar-se 4/3/1943 (data do nascimento do compositor).

Em 1979, com o álbum Lucio Dalla, vendeu mais de um milhão de cópias e virou um cantor muito popular em seu país. Compôs para Luciano Pavarotti, Mario Monicelli, Carlo Verdone e Michele Placido.

Internacionalmente, seu grande êxito chegou ocorreu nos anos 80 pelas mãos da canção Caruso, considerada uma das obras-primas da música italiana pela crítica.

A última aparição na Itália de Lucio Dalla foi na semana passada no Festival da Canção de Sanremo em um dueto com o jovem Pierdavide Carone, para quem havia composto a canção Nani.

Veja video com Lucio cantando “Gesú bambino” (“4/3/1943″):

TAGS: