Ministro de Minas e Energia culpa Operação Lava Jato por prejuízo da Petrobras

22/03/2016 - 19:30 |

 

REDAÇÃO

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, o combate à corrupção realizado pela Operação Lava Jato é um dos culpados pelo prejuízo de R$ 34,836 bilhões que a Petrobras teve no ano de 2015, conforme relatório apresentado na segunda-feira (22), por  Aldemir Bendine, presidente da estatal.

“Todos sabemos que tem custos operacionais não restabelecidos em função de pendências ainda do aspecto jurídico e do aspecto estrutural da operação Lava Jato”, disse Braga, nesta terça-feira (22). O ministro apontou também como fatores para o resultado negativo da estatal a queda do preço do barril do petróleo e o impacto do câmbio.

“Boa parte do empréstimo da Petrobras é em dólar, e isso impactou o endividamento da Petrobras, o sistema de produção da Petrobras, porque tem muitos componentes que ainda precisam de importação”, disse.

Para Braga, a divulgação do balanço da Petrobras mostrou “absoluta transparência” por parte da empresa. “Acho que foi importante a decisão da Petrobras porque demonstra mais uma vez que estamos com absoluta transparência apresentando uma contabilidade confiável para os acionistas, o empreendedor, o mercado, a sociedade brasileira”.

O ministro anunciou que em breve o governo vai anunciar medidas adicionais às que já foram divulgadas recentemente para estimular o setor de petróleo e gás. “Nós estabelecemos parâmetros, indicamos a perspectiva de investimentos e estamos bastante otimistas”.

 

TAGS: