Festa para Conceição da Praia

7/12/2012 - 10:08 |

 

REDAÇÃO

Foto: Arquivo

O dia 8 de dezembro, dedicado à Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, é de festa que começa cedo na Basílica localizada no Comércio. As missas acontecem a partir das às 5h, 6h e 7h.

Às 9h será celebrada uma missa campal presidida pelo cardeal e arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger seguida de procissão com a imagem da padroeira pelas ruas mais próximas.

Há registro de homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia desde 1550, o que a coloca entre as festas religiosas mais antigas do Brasil.

A procissão em louvor à santa já era realizada em Salvador em 1707 e os fiéis iam até o Terreiro de Jesus, mas somente a partir de 1930 ficou restrita ao bairro do Comércio. Em 1971, Nossa Senhora da Conceição da Praia foi decretada a padroeira da Bahia pelo Papa Paulo VI, atendendo à pedidos dos bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste III.

A primeira igreja em nome de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi erguida em 1549 em Salvador pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. Depois de três construções, a igreja atual é criada em 1623.

As homenagens à Nossa Senhora acontecem em diversas paróquias de Salvador, neste sábado (8).

- Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã – praça Dorival Caymmi

Missas solenes às 8h e 10h; às 16h, procissão pelas ruas do bairro. A Missa de encerramento será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger, às 18h.

- Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Periperi

Missa às 7h30, seguida de procissão pelas ruas do bairro. Às 12h, todos os fiéis participam de um almoço de confraternização.

- Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Tororó

Procissão luminosa pelas ruas do bairro prepara os fiéis a partir das 17h. A Missa solene será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, às 18h.