Estudantes na Fonte Nova

3/12/2015 - 13:24 |

 

REDAÇÃO

Encontro Estudantil na Arena Fonte Nova (Foto: Camila Souza / GOVBA)

Até sexta-feira (4), milhares de estudantes da capital e de todas as regiões da Bahia ocupam diversos andares e espaços da Arena Fonte Nova, em Salvador, onde acontece o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual: Ciência, Arte, Esporte e Cultura.

O evento representa oportunidade para os alunos compartilharem experiências e conhecerem diversas linguagens do conhecimento desenvolvidas a partir da escola. Organizado pela Secretaria da Educação do Estado, o encontro apresenta os projetos que passaram por seleção, incluindo formatos como vídeo, música, poesia, dança, canto, pintura, instalações, ciência, tecnologia e esportes.

Para o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, o evento é a culminância de um trabalho desenvolvido pelos alunos, incentivados pelos professores, durante todo o ano de 2015.

“É inquestionável a qualidade dos trabalhos que são apresentados aqui”, disse o secretário, ressaltando também milhares de excelentes ideias que acabaram ficando de fora. “Isso só mostra o quanto acreditamos e temos avançado na educação pública do Estado, e o quanto a juventude baiana está engajada conosco nessas ações”, disse Barreto.

Pacto pela Educação – O encontro reforça as ações do Governo do Estado, como o programa Educar Para Transformar – Um Pacto Pela Educação, lançado em março deste ano. Todas as atividades têm os estudantes como protagonistas, já que foram eles os idealizadores e realizadores dos projetos apresentados, com a supervisão de professores, por meio de projetos interdisciplinares.

Entre os eventos inseridos no encontro estão o 8º Festival Anual da Canção Estudantil, o 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária, a 2ª Mostra de Dança Estudantil e a 2ª Mostra de Canto Coral Estudantil, além dos Jogos Estudantis da Rede Pública.

No nível 6 da Arena Fonte Nova, um salão de exposições reúne 93 trabalhos da 8ª Mostra de Artes Visuais, incluindo esculturas, gravuras, desenhos, pinturas e pequenas instalações com diferentes técnicas na concepção. Um júri especializado vai escolher e premiar os melhores trabalhos desenvolvidos pelos jovens. No mesmo andar ainda ocorrem a Mostra de Vídeos Estudantis, campeonato de xadrez e algumas das oficinas programadas para os três dias do encontro.

A programação completa do evento pode ser conferida no Portal da Educação.