Clássicos da bossa nova

31/07/2015 - 13:23 |

 

REDAÇÃO

 

Aderbal Duarte e Carlos Pitta (Foto: Divulgação)

Os músicos e compositores baianos Aderbal Duarte e Carlos Pitta apresentam o show Bim Bom, nesta sexta-feira (31) e no sábado, às 20h30, no Café Teatro Rubi, que funciona no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, em Salvador.

No repertório, grandes sucessos da bossa nova, como Samba de Verão, Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Eu Sei Que Vou te Amar e outros clássicos de Tom Jobim, Vinícius de Morais, Tom Zé, Dorival Caymmi, Carlos Coqueiro, Alcivando Luz e Baden Powell.

O nome do show surgiu como forma de homenagear um dos pais da nossa nova, o cantor e violonista João Gilberto, autor da música homônima.

“Bim bom lembra a batida do violão do João, que mudou toda a nossa concepção de cantar, tocar e sentir a música popular mais rica desse nosso país. A bossa nova é raiz da grande matriz que é o samba, com influência do jazz e da música impressionista”, destaca Carlos Pitta.

Parceria – Interioranos, de Itapetinga e Feira de Santana, respectivamente, Aderbal Duarte e Carlos Pitta já demonstravam amor pela música popular brasileira de qualidade desde a infância. A amizade entre ambos surgiu no final da década de 70, na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, quando faziam o curso superior de composição e regência.

“Tivemos a oportunidade de vivenciar experiências musicais com professores como Walter Smetak, Ernst Widmer e Lindembergue Cardoso”, relembra Aderbal Duarte, pesquisador da MPB contemporânea e autor do livro “Segredos do violão bossa nova”.

Esta é a segunda apresentação do show Bim Bom, que estreou no fim de novembro passado, no Palacete das Artes, alcançando sucesso de público e da crítica musical.

O espetáculo também contará com a presença de Ivan Sacerdote (clarineta) e outros músicos convidados. Os ingressos custam R$ 50.