Resgate do patrimônio colonial

21/05/2013 - 0:26 |

 

REDAÇÃO

Carlos Amorim - Foto: Rede Tudo FM

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Amorim, comemora o fato de a autarquia  haver alcançado na Bahia a liderança na execução de recursos do governo federal, relativos a 2012.

Os investimentos do Iphan-BA foram feitos na estabilização de casarões tombados e somaram R$ 27 milhões. As intervenções asseguram 42 imóveis do Centro Histórico de Salvador, onde além do escoramento foram reformadas fachadas, telhados etc.

A meta para 2013, afirmou, é acelerar ainda mais a proteção de casarões tombados, no maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina.

Carlos Amorim falou sobre as ações do Iphan-Ba durante o programa ‘Bahia Com Tudo’, da Tudo FM (102,5). Entre os frutos recentemente colhidos também se destaca a inauguração da Casa do Patrimônio, que funciona na antiga Casa dos Sete Candeeiros, um edifício de grande valor arquitetônico, construído no século XVII.

A casa ficou fechada durante os dois últimos anos e ganhou investimento de R$ 1,5 milhão para reforma totalmente concluída e entregue, na semana passada.

A presidente do Iphan, Jurema Machado, esteve presente à reabertura da casa. Com a reforma, foram instalados sala de projeção e um auditório para cem lugares, além do Núcleo de Bens Móveis e Integrados e o Laboratório de Restauração, todos climatizados e com elementos de acessibilidade.

A Casa dos Sete Candeeiros foi tombada pelo Iphan no ano de 1938 e sua denominação deve-se aos sete lampiões de azeite que nela se penduravam por ocasião da estadia da corte de D. João VI, como forma de iluminar melhor o ambiente.

Carlos Amorim comentou também os resultados Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, realizado na capital baiana, na última semana. “Houve troca de experiência entre as equipes técnicas de diversos países”, citou.

“Portugal e Espanha possuem larga experiência na preservação e uso do patrimônio histórico. Portugal obteve excelentes resultados com intervenções para criar áreas de estacionamento, vias, acessibilidade e facilidade para a circulação de pessoas”, exemplificou.

SERVIÇO

Programa Bahia Com Tudo – Rede Tudo FM (102,5)

De Segunda a Sexta-Feira, das 17h50 às 19 horas

Apresentação: Lenilde Pacheco, Andrea Mendonça e André Spínola

TAGS: