Projeto que revoga Lei de Privatização da Embasa será votado nesta terça

29/04/2013 - 11:34 |

 

REDAÇÃO

Foto: Jacob Campos / Bahia Toda Hora

Os deputados estaduais votam nesta terça-feira (30) projeto de lei do Executivo que revoga a lei que autoriza a privatização da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A anulação da Lei N° 7.483, de 17 de junho de 1999, que autorizava o Governo do Estado a vender a empresa mobilizou milhares de baianos na década de 90, envolvendo sindicatos, setores organizados da igreja e da sociedade.

A iniciativa de revogar a lei é fruto de uma indicação do deputado Joseildo Ramos (PT), também relator da matéria na Assembleia. O projeto foi entregue à Assembleia em 21 de março, durante uma sessão especial em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Trabalhadores do setor e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia (Sindae) deverão ocupar as galerias da Assembleia para acompanhar a votação.

O deputado Joseildo argumenta que o acesso à água é uma necessidade humana básica e fundamental para o desenvolvimento de inúmeras atividades, e por isso o controle sobre ela tem uma importância estratégica, funcionando como meio de controle sobre o território.