Resultado do Fies já está disponível para consulta

1/02/2016 - 16:41 |

 

REDAÇÃO

O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já está disponível para consulta. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a lista dos pré-selecionados no final da tarde desta segunda-feira (1º), no site do programa. Os demais candidatos foram automaticamente incluídos na lista de espera. Segundo o MEC, o sistema opera normalmente e não houve registro de problemas técnicos.

O resultado também estará disponível na instituição em que o candidato fez a inscrição. Os pré-selecionados terão de terça-feira (2) até sábado (6) para concluir a inscrição no sistema do Fies.

A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas.

A contratação do financiamento dependerá da conclusão da inscrição no site do programa e do cumprimento das demais regras e procedimentos do programa. Cabe aos estudantes consultar os resultados e cumprir os prazos estabelecidos.

Segundo o último balanço do MEC, no último dia de inscrição, na sexta (29), até às 12h desta segunda, mais de 476 mil haviam se inscrito no processo seletivo.

Lista de espera - As vagas não ocupadas pelos pré-selecionados serão liberadas aos participantes da lista de espera. Os estudantes devem acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies. Esses candidatos devem, entre 7 e 18 de março, acessar a página do programa e informar se estão matriculados na instituição, no curso e turno em que se inscreveram.

Após esse período, o estudante que não informar a situação de matrícula terá sua inscrição cancelada no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016.

O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas de ensino a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

Neste semestre, o Fies oferece 250.279 vagas em 1.337 instituições de educação superior. Puderam participar do processo seletivo aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtiveram pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de 0 na redação. O candidato precisa ter também renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Com informações da Agência Brasil

 

TAGS: