Governo prepara Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti

4/11/2016 - 7:32 |

 

REDAÇÃO

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou na quinta-feira, 3, que o governo fixou o dia 25 de novembro como Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika vírus e chikungunya. “É uma determinação do presidente Temer que tenhamos uma força-tarefa de todos os ministérios”, afirmou.

Segundo Barros, está prevista uma campanha publicitária a partir do dia 20 para conscientizar a população da necessidade de manter os cuidados com água parada para evitar a proliferação do mosquito. O ministro disse ainda que está sendo avaliada a possibilidade de a primeira-dama, Marcela Temer, ser uma espécie de madrinha da campanha. “Nós poderemos ter ela como madrinha da campanha, mas isso será ainda definido pelo Palácio do Planalto” afirmou.

O modelo de Dia Nacional já tinha sido adotado pela ex-presidente Dilma Rousseff, que determinou que ministros participassem presencialmente da campanha, realizada em 13 de fevereiro deste ano.

Barros comandou na quarta (3) no Ministério da Saúde uma reunião com outros ministros e veio ao Planalto prestar contas ao presidente. Inicialmente, a reunião seria no Planalto, com Temer que, no entanto, cancelou a agenda. Segundo o ministro, as ações contarão com o apoio do Ministério de Educação, que tem enfrentado o problema da ocupação de escolas.

“Estamos pedindo ao MEC que oriente as escolas para que os professores, na última aula do dia na sexta-feira, tirem 10 minutos para orientar e motivar sobre a eliminação dos focos do mosquito”, disse. Ao ser questionado se as ocupações atrapalharia esta iniciativa, Barros disse esperar que os estudantes não impeçam a ação de agentes e sugeriu que eles também possam atuar no combate ao mosquito. “Vai ser um grande favor que prestam à sociedade”.

TAGS: