Comissão extraordinária dos cartórios visita Recife (PE)

25/07/2011 - 17:15 |

 

ARIVALDO SILVA

Comissão já visitou cartórios em Minas Gerais e em São Paulo. Foto: Divulgação.

Recife (PE) é a terceira capital a ser visitada pela comissão extraordinária criada pela Assembleia Legislativa da Bahia para buscar alternativas e exemplos bem sucedidos de privatização dos cartórios extrajudicias do país. O objetivo é dar fim ao impasse em torno do Projeto de Lei do Tribunal de Justiça da Bahia e finalmente privatizar os cartórios baianos, de forma que possibilite avanços qualitativos na prestação do serviço cartorial no único estado brasileiro onde os cartórios não são privatizados.

Na capital pernambucana, a comissão terá audiência na manhã desta quarta-feira (27), no Palácio da Justiça, com o Corregedor do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Mordis, e o vice-presidente do TJ-PE (atual presidente em exercício), desembargador Jovaldo Nunes Gomes. Fazem parte da comitiva, os deputados Zé Raimundo, Joseildo Ramos, Zé Neto, Reinaldo Braga, Paulo Azi, Mário Negromonte Jr., Sidelvan Nóbrega e Carlos Geilson.

Pela tarde, os parlamentares baianos da comissão terão audiência e visita aos cartórios com o presidente da Associação dos Notórios e Registradores de Pernambuco, Luiz Geraldo Correia da Silva.

Nos dois primeiros estados visitados, Minas Gerais e São Paulo, a avaliação dos parlamentares foi positiva. “Nem tudo é maravilha, mas há avanços extraordinários na qualidade e na rapidez no atendimento à população”, afirmou o relator do projeto de lei, deputado Zé Raimundo (PT).

Na visita a São Paulo participaram os seguintes componentes da comissão: Zé Raimundo, Joseildo Ramos, Zé Neto, Reinaldo Braga, Elmar Nascimento, Fabrício Falcão, Paulo Azi, Mario Negromonte Jr., Leur Lomanto Jr. e Sidelvan Nóbrega.

Objetivos – O líder do governo da Assembleia, deputado Zé Neto, disse que o objetivo das viagens aos estados que privatizaram os cartórios é formular um projeto moderno, inovador e que minimize ao máximo os impactos administrativos do processo de mudança.

A comissão completa é composta pelos deputados Zé Raimundo (relator), Joseildo Ramos, Zé Neto, Leur Lomanto Júnior, Elmar Nascimento, Fabrício Falcão, Mario Negromonte Júnior, Sidelvan Nóbrega, João Bonfim, Paulo Azi, Reinaldo Braga e Carlos Geilson. Os custos da viagem são bancados com a verba de gabinete de cada deputado.

TAGS: