Risco de desabamento desaloja 25 famílias em Feira de Santana

24/09/2015 - 19:10 |

 

REDAÇÃO

O risco de desabamento por conta de rachaduras, infiltrações, problemas na fundação e mofo forçaram a retirada de 25 famílias residentes no condomínio Iguatemi II, localizado no bairro da Mangabeira, em Feira de Santana, distante 100 km de Salvador. A desocupação dos apartamentos, que fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, ocorreu nesta quinta-feira (24), após vistoria da Defesa Civil do município.

Durante a vistoria, a Defesa Civil constatou problemas na estrutura como a “má execução de aterro, que provocou adensamento irregular, causando a movimentação do terreno e comprometendo as estruturas sobre ele erguidas”.

Os reparos na estrutura do prédio foram iniciados após um ano de luta judicial entre moradores e as responsáveis pela obra, as empresas R Carvalho e a Atrium Empreendimentos.

De acordo com os proprietários, a garantia para realização de vistoria e a retirada das famílias só foi possível depois que o grupo entrou com uma ação no Ministério Público Federal (MPF), que garantiu a realização de inspeção. Anteriormente, um relatório pericial revelava a existência de problemas na estrutura, mas dispensava a saída dos moradores para que os reparos fossem realizados.

Enquanto aguardam o fim das obras de manutenção, o MPF determinou que a R Carvalho pague aos desalojados um auxílio-aluguel no valor de R$ 500, até a conclusão do serviço.

 

TAGS: