Lista dos 100 ‘Cabeças’ do Congresso Nacional inclui cinco parlamentares da Bahia

7/08/2013 - 14:03 |

 

REDAÇÃO

Deputada Alice Portugal - Foto: Agência Câmara

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou, nesta quarta (7), a nova lista dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional. São os parlamentares que integram a elite da Câmara e Senado.

A Bahia está representada pela deputada Alice Portugal (PCdoB), debatedora; deputados Amauri Teixeira (PT), articulador; Daniel Almeida (PCdoB), articulador; Nelson Pelegrino (PT), debatedor e senador Walter Pinheiro (PT), negociador.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. Os dois partidos com maior número de  parlamentares na elite são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O terceiro em número de parlamentares, PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os “Cabeças” e o nono na bancada federal é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os “Cabeças” e o nono na bancada federal.

Por gênero – Enquanto as mulheres representam 15% do Congresso, na elite do Congresso Nacional, elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).

TAGS: